Artigos

O time de marketing da sua empresa vive mesmo no presente?

Time de marketing moderno

Acompanhar as tendências de mercado é uma das medidas cruciais para a sobrevivência de uma empresa no mercado. Mas é preciso saber se todas elas estão mesmo alinhadas com as estratégias que ajudam a atrair e desenvolver um relacionamento duradouro.

Quem possui um time de marketing moderno certamente está a alguns passos à frente de seus adversários. Sem ele, todos os esforços de produzir itens de qualidade e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes seriam prejudicados pelos ruídos na comunicação.

A partir dessa perspectiva, é possível entender quais são os requisitos para a satisfação plena do seu público e atingir as metas desejadas, bem como quais habilidades um time de marketing moderno precisa desenvolver para ter sucesso.

O marketing precisa de dados

Um bom acervo de dados representa uma das forças mais poderosas para impulsionar o sucesso de uma organização. São eles que fornecem um panorama de tudo que acontece na empresa, bem como fornecem insights do que precisa ser feito para manter a competitividade no mercado.

Para o setor de marketing, extrair inteligência de tudo o que é coletado nas interações com os clientes é uma peça fundamental para se compreender o que aquele volume está trazendo de relevante e, a partir daí, moldar suas estratégias.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A forma como essas equipes se estruturam pode variar de uma empresa para outra. Porém, a base de dados deve ser vista como um meio para aprofundar o conhecimento sobre o público e gerar campanhas mais eficientes.

Utilizar dados qualificados em todas as etapas do trabalho de marketing de um negócio fará com que seus esforços produzam melhores resultados, pois as ações são disparadas para o público certo — nos canais, formatos e momentos apropriados.

Nesse contexto, é importante ter em mente que os dados vão impactar o marketing em todos os aspectos, tais como:

  • definição do público;
  • definição das metas e objetivos;
  • criação de conteúdos;
  • geração de valor aos clientes;
  • identificação dos melhores canais de distribuição;
  • mensuração de resultados.

Portanto, saber utilizar esses dados a seu favor é uma excelente oportunidade de ajudar na aproximação com o cliente. Isso significa entender realmente as necessidades e estruturar as operações da empresa amparado por esses resultados.

O time de marketing moderno sabe trabalhar em qualquer lugar

Contar com um time de marketing de excelência sempre foi uma tarefa bastante desafiadora para as organizações. Em virtude disso, boa parte delas opta pela terceirização do serviço.

Porém, uma novidade que tem se mostrado bastante benéfica para o mercado é o trabalho remoto. E o time de marketing moderno vem provando que sabe entregar um ótimo desempenho trabalhando em qualquer lugar.

De acordo com o site business2community, estudos mostram que o trabalho remoto é o modo de operação preferido para a maioria das empresas de marketing. O ponto mais alto dessa modalidade é, sem dúvida, a economia gerada. Primeiramente de tempo, pois não há perdas com deslocamento, e por reflexo de dinheiro.

Outro aspecto que merece destaque é o rompimento de fronteiras para recrutar talentos — não há limites para encontrar profissionais com habilidades complementares.

O maior obstáculo talvez seja o gerenciamento de um ambiente de trabalho flexível, mas, se todos estiverem cientes do seu papel, é possível obter processos padronizados independentemente de os colaboradores estarem dentro ou fora da organização.

Segundo levantamentos do Marketing Week, 70% dos profissionais de marketing acreditam que o trabalho remoto requer um treinamento das melhores práticas para que possa ser eficaz. Além disso, o sentimento de desconfiança mostra que existem alguns mitos sobre essa modalidade que precisam ser superados — 25% dos britânicos consideram difícil obter suporte técnico remotamente.

Essa transição exige cautela e metodologias adequadas para o alinhamento de todos os envolvidos, mas é uma tendência que está crescendo; inclusive, setores que nunca pensaram na possibilidade também podem, de alguma forma, aderir ao trabalho remoto em um futuro próximo.

Sem saber contar boas histórias, as equipes não vão muito longe

As habilidades de comunicação das equipes de marketing são de extrema relevância tanto para o ambiente interno, a fim de se obter um diálogo interpessoal eficaz, como para a conquista do público. Quando todos os colaboradores “falam a mesma língua” é mais fácil explicar os resultados de determinado projeto de modo a permitir que a coletividade aprenda e melhore suas operações.

Considerando o perfil atual dos consumidores e sua necessidade com as marcas, se não há boas histórias sendo contadas, dificilmente os objetivos das campanhas serão atingidos. Assim, o time de marketing moderno deve ter uma excelente capacidade no uso das linguagens escrita, oral e visual para construir os tópicos de conteúdos.

Nesse contexto, a análise de dados mais uma vez se apresenta como um elemento indispensável. O ideal é mergulhar nessas informações para entregar aquilo que sua audiência está procurando sobre os temas que mais despertam interesse.

A dinâmica do mercado mudou. A Geração Y cresceu com a tecnologia e faz suas escolhas com base no que há de mais moderno no mercado, com aquilo que representa o melhor custo benefício. Portanto, a maneira como as marcas geram valor para esse público, a criatividade para encantar e incentivar o engajamento, são a peça-chave para que um negócio se destaque perante a concorrência.

Mais do que ter um propósito, as empresas de sucesso hoje são aquelas que têm autenticidade. Os clientes querem comprar de marcas que representam algo mais, que tenham uma história de responsabilidade social. A dica para o setor de marketing e para os gestores de modo geral é que as pessoas compram com base na experiência positiva e no quanto suas ações refletem sobre o que elas buscam.

Independentemente de qual seja o modelo escolhido, um time de marketing moderno deve ser essencialmente baseado em dados. Além do mais, novos contextos organizacionais, como o trabalho remoto, podem ser bastante úteis para ajudar no orçamento e no desempenho das empresas.

Por maiores que sejam os avanços tecnológicos no mundo do marketing e também o leque de plataformas para interagir com os clientes, as empresas jamais podem deixar que o lado informativo do marketing seja perdido.

Publicações relacionadas
Artigos

O profissional T do Marketing

Artigos

Leitura ganha destaque na quarentena

Artigos

Mumbuca, o dinheiro maricaense

Artigos

Os primeiros passos em machine learning