Desenvolva sua equipe

Tipos de pesquisa de marketing: saiba qual é a melhor opção para o seu negócio

Tipos de pesquisa de marketing

O entendimento do ambiente externo à empresa, seja em relação ao mercado consumidor, ou à concorrência, auxilia na realização de tomadas de decisões mais proativas, no desenvolvimento de novas estratégias e de novos produtos e serviços.

Nesse caso, as pesquisas de marketing são a melhor forma de ampliar o conhecimento sobre o mercado que a sua empresa está inserida.

Como estamos vivendo na era do crescimento acelerado do mercado e da mudança comportamental dos clientes, a pesquisa de marketing passou a ter um papel fundamental dentro do próprio Marketing.

Isso acontece, pois uma pesquisa pode ser decisiva para realizar uma campanha ou plano de ação de marketing.

Além disso, as informações coletadas são oportunidades de melhorar e monitorar as suas ações de marketing e processos.

Entenda o que é e o que não é considerado pesquisa de marketing e conheça os principais tipos para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é pesquisa de marketing

Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado podem até ter sua execução parecida, mas seus objetivos e planejamento são diferentes.

O profissional de marketing precisa saber essa diferença para saber se na sua campanha será melhor fazer uma pesquisa de marketing ou de mercado.

As pesquisas de marketing são realizadas para coletar dados que vão orientar as decisões na hora de solucionar problemas no seu negócio.

Já as pesquisas de mercado são feitas quando você deseja saber, por exemplo, se seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço, ou qual é a opinião dos consumidores sobre determinados aspectos da sua empresa ou da concorrência.

A diferença é que a pesquisa de marketing analisa uma situação para tomar uma decisão interna e a pesquisa de mercado leva em consideração a opinião dos consumidores sobre o que ela vende.

Benefícios da pesquisa de marketing

Além de ampliar o conhecimento geral sobre o mercado, a pesquisa de marketing oferece inúmeros benefícios. Confira alguns deles:

1)Ajuda na tomada de decisões

2) Gera leads qualificados

3) Aumenta a sua autoridade

4) Verifica as necessidades do mercado

5) Ajuda no crescimento do seu blog

6) Estimula a sua empresa a gerar bons resultados

7) Serve como ferramenta de Sales Enablement

Saiba mais sobre esses benefícios e suas vantagens neste post.

Um dos objetivos mais importantes da pesquisa de marketing é que ela te ajuda a vender.

Isso acontece, pois ao conhecermos melhor nossos potenciais compradores, obtemos informações importantes para ampliar o processo de sales enablement da sua empresa e, consequentemente, aumentar as vendas.

Dessa forma, os vendedores entenderão melhor as motivações, tendências e comportamento do consumidor e estarão munidos de argumentos de base estatística.

Aqui na Rock Content começamos a desenvolver pesquisas de marketing não só por todos os benefícios citados acima, mas também como estratégia de marketing de conteúdo.

Isso porque os dados coletados são base para o desenvolvimento de relatórios, os quais ajudam a ampliar a autoridade da empresa e são excelentes materiais para a geração de leads.

Tipos de pesquisa de marketing

É importante entender que, para cada ideia e objetivo, existe um modelo de pesquisa de marketing adequado para a sua estratégia.

Apesar de existirem várias tipos de pesquisa de marketing, as principais são a exploratória, descritiva e experimental.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas:

Pesquisa de marketing exploratória

O principal objetivo da pesquisa exploratória é possibilitar o entendimento do problema enfrentado pelo pesquisador.

Ela é utilizada quando ainda é necessário definir o problema com maior precisão e identificar pontos de ação ou obter informações antes de tomar uma decisão para desenvolver uma campanha. No geral, ela é aplicada em casos que é preciso gerar hipóteses.

Como o nome sugere, a pesquisa exploratória procura explorar um problema ou uma situação desconhecida para obter informações e gerar compreensão.

Pesquisa de marketing descritiva

Muitas das pesquisas de marketing realizadas são de caráter conclusivo descritivo.

A pesquisa descritiva visa descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los.

Com isso, ela expõe as características de determinado fenômeno, mas não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

Ela normalmente é feita por meio de questionários, entrevistas, grupos específicos e discussões.

Pesquisa de marketing experimental

A pesquisa experimental pretende mostrar de que modo ou por que o fenômeno é produzido. Com isso ela busca obter evidências de relações de causa e efeito.

Ela é feita por meio de um experimento. Para isso utiliza-se manipulações de situações para medir e comparar os resultados.

O teste A/B, por exemplo, é uma forma de se fazer um experimento para testar duas possibilidades e escolher a melhor entre elas.

Conclusão

Fazer uma pesquisa de marketing vai além de um questionário para saber o que um consumidor acha do seu serviço ou da sua marca.

A sua utilização pode ser a arma perfeita para ampliar a lucratividade da sua empresa.

Por meio das informações coletadas é possível gerenciar os problemas encontrados na análise das respostas da pesquisa e transformá-los em pontos de oportunidade para a sua empresa.

O importante é saber qual o melhor método para o seu plano de ação.

Ficou interessado em investir nessa estratégia?

A supervisora do time de Inteligência e pesquisas da Rock Content, Juliana Ribas, escreveu um post sobre as etapas da pesquisa de marketing para planejar, executar e gerar leads para sua empresa. Confira!

Pesquisas de Marketing

Publicações relacionadas
ArtigosDesenvolva sua equipe

Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019

Desenvolva sua equipe

Vale do Silício: empresas que podem te trazer insights valiosos

Desenvolva sua equipe

Marketing de Conteúdo para Educação em uma estratégia concreta

Desenvolva sua equipe

Customer Success e onboarding: o segredo de uma aliança perfeita