transformação digital do marketing

A transformação digital do marketing: descubra como essa estratégia impactará sua empresa

A era digital está reinventando a experiência humana. Está mudando como as pessoas vivem, trabalham e se conectam. Tudo está sendo repensado, simplificado e melhorado.

Na condição desse novo contexto, a maioria das empresas reconhecem que não podem fechar os olhos para essa novidade que está moldando o comportamento humano.

O que funcionou ontem para atrair e engajar os clientes pode se tornar obsoleto.

Então, como as empresas podem desenvolver um negócio digital quando a mudança é a única constante e as melhores práticas estão sendo redefinidas em alta velocidade?

Transformação digital é questão de sobrevivência

Hoje, o sucesso do negócio exige uma estratégia focada em transformação digital para trabalhar a experiência do cliente e o alinhamento da organização, processos e tecnologia.

Toda jornada de transformação digital será diferente e dinâmica porque encantar os clientes significa se adaptar às suas necessidades em constante mudança.

As principais empresas já estão criando experiências de clientes com foco no digital.

Tais esforços para se tornar um negócio relevante e digital para os clientes não é mais uma opção, é uma obrigação.

Seus clientes não estão esperando para se tornarem digitais. Eles já são digitais.

Em 2020, os  clientes gerenciarão 85% de seu relacionamento com uma empresa sem falar com um ser humano, de acordo com a Gartner.

Isso contrasta muito com a atitude das marcas, sendo que "42% não têm jornada de clientes digitais, eles apenas atualizam pontos de contato digitais com novas tecnologias sociais e móveis.", de acordo com Brian Solis, da Altimeter.

Para muitas empresas, a capacidade de investir na transformação digital tornou uma questão de sobrevivência. A hora de agir é agora.

transformação digital

A transformação digital no marketing

Transformar uma organização de marketing tradicional para o modelo do Marketing Digital requer muitas mudanças. Algumas empresas conseguem fazer esta transição perfeitamente, e outras ainda estão lutando.

Existem muitos desafios que os gerentes de marketing ainda enfrentam ao tentar adotar esta estratégia e para isso eles precisam saber de antemão a forma de superá-los.

A realidade atual para os gerentes de marketing é manter as operações fundamentais da empresa funcionando enquanto se transformam em digital, porém no mesmo ritmo que seus clientes estão se integrando na era digital.

Saiba quais são esses desafios e como lidar com eles:

Saber qual a estratégia de sucesso para a empresa

A complexidade dos desafios para os gerentes de marketing dificulta a execução da mudança necessária.

São muitas perguntas que precisamos nos fazer como: Qual é a nossa visão e estratégia? Que táticas usaremos? Como será a nossa equipe? Qual orçamento precisamos? Qual tecnologia? Qual será o retorno?

Se os CMOs não adaptarem seus negócios de acordo com as realidades modernas, eles não alcançarão uma abordagem de marketing eficiente e mensurável.

E essa iniciativa precisa vir do líder de marketing. No relatório “Effective leadership in the digital age” da Econsultancy, cerca de três quartos dos entrevistados concordaram que as prioridades estratégicas e a direção das empresas são responsabilidade dos líderes administrativos.

Todas essas perguntas precisam ser trabalhadas, integradas e muito bem definidas pelo líder de marketing que vai envolver toda a empresa nesse processo.

Ter a equipe certa

Mesmo que você tenha dificuldade e não saiba por onde começar, o importante é estar disposto e falar com a sua equipe: “eu não sei como começar, mas sei que vai dar certo”.

Ter uma equipe disposta e pessoas que vão fazer acontecer é muito importante nesse momento. Contrate pessoas que têm vontade de fazer diferente e treine o seu time!

É mais valioso mostrar para a sua equipe que vocês são um time que precisam trabalhar juntos, do que falhar em uma ideia que você tentou promover sozinho.

Novas responsabilidades

O marketing está conduzindo muitas mudanças impulsionadas pelo mundo digital em que vivemos.

As responsabilidades extras que costumavam viver fora do time de marketing são, de repente, parte de sua responsabilidade.

É preciso pensar na experiência do cliente digital, nas vendas, nas experiências dos clientes pós-venda, entre outras vertentes.

O grande desafio é gerenciar isso de forma com que toda a empresa tenha uma nova e organizada jornada do cliente.

Criação de data silos

De acordo com a IDC, até 2019, 40% dos projetos de TI irão criar novos serviços digitais e fluxos de receita que monetizem dados.

Os dados se tornaram uma nova moeda da economia digital. Porém, usar todas essas informações de forma integrada e unir tudo em uma fonte central de dados é um dos maiores desafios da transformação digital.

Estar em todos os canais é importante, mas isso tem como consequência a criação de data silos.

Esses dados soltos e que impedem a consistência ocorrem sempre que um sistema de dados é incompatível ou não está integrado com outros sistemas.

Para impedir isso, é preciso unir todos estes pontos e conectá-los para trabalhar a experiência do cliente de uma forma otimizada.

Mudança na cultura da empresa

A atração de clientes novos é feita por meio de conteúdo relevante que será produzido com os aprendizados e experiências dos profissionais.

Porém, todos os funcionários de um empresa possuem prioridades diferentes e muitas vezes acham que produzir conteúdo não faz parte das suas responsabilidades.

Esses é um dos motivos da cultura da empresa ser tão importante. Se você tem funcionários que gostam de aprender e ensinar e isso faz parte da cultura da empresa, contar com a colaboração dos profissionais não será um problema.

A transformação digital é sobre a adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as novas tecnologias.

A abordagem centrada nas pessoas é a melhor opção para os projetos de transformação digital, porque são elas que vão colocá-los em prática.

Centrar a estratégia no cliente

Na transformação digital do Marketing, a sua equipe de marketing precisa estar centrada no cliente, criando o valor deste a partir de seus produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e o pensamento centrado no cliente devem se tornar parte do seu dia a dia e, essencialmente, devem ser parte da sua cultura.

Sem isso, a transformação digital do marketing não será possível.

Se você quer o crescimento da receita de vendas, da rentabilidade ou do sucesso do seu produto no espaço digital, todos os funcionários devem estar alinhados atrás da ideia de que a função de marketing deve ser relevante para os clientes.

Para passar essa mensagem, comece pelo topo. Explique que o comportamento dos clientes mudaram e por que vocês precisam adotar uma estratégia que seja digital, social e com conteúdo.

Organize reuniões com exemplos e mostre como aplicar esta ideia na sua empresa.

Não comece a fazer nada antes de ter criado a mentalidade correta e a crença interna do que o marketing significa para seus clientes.

Estar sempre online

Em um mundo onde os clientes estão sempre online, usando vários dispositivos, pesquisando e consumindo informações quando precisam, as marcas precisam estar respondendo em tempo real, sempre disponíveis.

Os clientes precisam ser capazes de encontrá-lo e pesquisá-lo a qualquer momento. O interesse inicial dele tem que ser atendido no fim de semana e depois do horário comercial.

Porém, estar disponível em tempo real para os clientes requer a criação de programas de marketing que atendem os clientes, independentemente do relacionamento que eles tenham no momento que precisarem de procurar o seu negócio.

Dependendo da sua estratégia e dos seus objetivos de negócios, você pode direcionar esse programa para aquisição ou atendimento ao cliente.

A inteligência artificial é uma saída. Os chatbots, por exemplo, são programados para orientar os seus clientes sem precisar que tenha algum funcionário comandando.

Estabelecer uma cultura de otimização

Ser digital significa fazer testes contínuos e otimizar programas e campanhas de marketing.

Usando uma infinidade de táticas de Marketing Digital, como: blogs, webinars, ofertas de conteúdo, pesquisa paga, influenciadores digitais e redes sociais, novos clientes ou clientes existentes serão atraídos pelo que você tem a dizer.

Para isso é necessário adotar o esquema de funil de vendas do Inbound Marketing.

Dessa forma, será estabelecida uma cultura de otimização digital, com processos que promovem uma visibilidade constante de ponta a ponta do desempenho da sua estratégia de transformação digital no marketing.cultura de otimização de marketing digital

Novos papéis do Marketing

A transformação digital do marketing é sobre cultura, processos, tecnologia, mas principalmente sobre organização.

Dependendo do tamanho da sua empresa, configuração, estrutura e política interna, você precisará de pessoas que:

  • Abrem a mentalidade para novas ideias;
  • Pensam além da sua equipe;
  • Têm uma mentalidade de experimentação e otimização;
  • Procuram se informar;
  • Compartilham conhecimento;
  • Fazem discussões internas sobre novos conceitos e tendências.

Confira um exemplo de organização de uma equipe de Marketing Digital e quais as suas responsabilidades:

marketing ágil - novos papéis de marketing

O profissional de marketing do futuro exige mudança

Você precisará mudar, transformar e evoluir.

Os clientes estão ajustando os métodos de marketing tradicionais, enquanto consomem informações e tomam decisões de compra em celulares, notebooks, computadores, entre outros dispositivos portáteis.

O setor de marketing está avançando, procurando novidades, tecnologia e tendências. Temos uma infinidade de dados, mas precisamos de insights.

Os líderes de marketing do futuro encontrarão suporte interno para esta transformação digital do marketing. Eles entendem que exigirá dinheiro, dedicação e tempo. Para isso, será necessário deixar suas zonas de conforto e assumir riscos.

Confira o que o nosso CMO, Diego Gomes pensa sobre a transformação digital e como ele está lidando com a mudança que o mercado está passando.