Transformação Digital nas agências

Transformação Digital nas agências: conheça a evolução da publicidade tradicional

Não há como negar que a Transformação Digital está impactando a vida de bilhões de pessoas e afetando a maneira como indústrias inteiras operam.

Já falamos aqui sobre algumas das principais tendências que essa transformação trouxe, bem como mercados específicos que estão sendo remodelados.

Isso inclui a forma como as empresas atraem clientes, negociam com eles e os mantém satisfeitos, ou seja, tudo que se sabe sobre marketing e vendas está sendo redefinido pela Transformação Digital.

No entanto, o que dizer de quem costuma executar as estratégias de marketing digital para grande parte dessas empresas, e até educá-las sobre as melhores práticas a seguir?

As agências de marketing estão no centro da mudança, e precisam se renovar mais rápido do que nunca para continuar relevantes.

Veja como anda a Transformação Digital nas agências e quais são os impactos que ela causa.

Quais são os benefícios da Transformação Digital nas agências?

Assim como em todos os segmentos já analisados aqui no blog, é possível dizer que a Transformação Digital tem sido muito positiva para as agências, de maneira geral.

Isso pode ser entendido quando vemos de perto alguns dos benefícios diretos e indiretos sobre os aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer agência. Veja quais são alguns destes:

Maior eficiência na entrega de resultados

Entregar resultados é a missão principal de uma agência. Sem resultados, os clientes saem pela porta e nunca mais voltam. O problema é quando as ações são difíceis de mensurar.

Nesses casos, mesmo quando o trabalho é bem-feito, a falta de clareza na apresentação de resultados pode deixar o cliente em dúvida.

A maioria dos clientes quer ver resultados em números, demonstrativos de lucros e outras formas de análise tangíveis. Com o avanço da transformação digital, esse aspecto do trabalho está cada vez mais enraizado nos processos das agências.

Tudo é mensurável e, portanto, ajustável caso não esteja de acordo com as expectativas e objetivos definidos.

Em outras palavras, a tarefa de entregar resultados se torna mais fácil, tanto pela capacidade de medir o desempenho, de todos os pontos de vista, quanto pela possibilidade de se ajustar durante a realização das campanhas.

Melhor posicionamento no mercado

Um dos elementos que fazem a diferença no sucesso e longevidade de uma agência é o seu posicionamento no mercado.

Afinal, mesmo que consiga entregar resultados, um posicionamento pouco privilegiado ameaça a sobrevivência do negócio por conta da alta concorrência no setor.

Oferecer estratégias diferenciadas e se provar como fonte de conhecimento prático no mercado digital são formas importantes de se separar dos demais e reforçar a capacidade da sua agência de cuidar de estratégias de marketing bem-sucedidas.

Comunicação simplificada com os clientes

A comunicação é peça-chave para a boa colaboração, e não existe trabalho de marketing de sucesso sem a harmonia correta entre o cliente e a agência parceira.

Os clientes não querem ficar “no escuro”, sem saber o que acontece em seus canais digitais e sem ter voz ativa nas decisões de marketing.

Além disso, qualquer agência séria exige comprometimento e participação dos clientes, porque é preciso entender suas dores e dilemas para ajudar de verdade.

Ainda bem que as ferramentas de comunicação interna e software de gestão de projetos nunca foram tão vastos e completos.

Em outras palavras, é mais simples do que nunca conversar e trocar ideias entre si para que o planejamento funcione sem sustos e o cliente tenha sucesso.

Novas formas de gerar valor

O aumento no número de canais digitais, ferramentas que podem ser usadas para alcançar o público desejado e as estratégias que podemos aplicar para isso é indiscutível.

E em cada um desses novos canais, também existem novas formas de gerar valor para os clientes e suas personas.

Seja por criar conteúdo em formatos inovadores ou por enxergar soluções novas para problemas antigos, o fato é que as tendências de marketing na Transformação Digital são oportunidades incríveis.

transformação digital

Como essa transformação afeta os clientes?

Se, por um lado, o dia a dia das agências é afetado de maneira positiva, os clientes não ficam atrás: as vantagens da tecnologia para criar ferramentas, canais e metodologias de marketing significam muito para quem precisa desse tipo de serviço.

Em termos simples, a Transformação Digital nas agências faz com que os clientes consigam:

Encontrar as estratégias de melhor ROI

Se a possibilidade de medir o desempenho de cada ação de marketing é de ajuda para as agências na hora de demonstrar resultados, ela é ainda mais importante para os clientes que precisam saber onde investir seus recursos.

Saber quais campanhas trazem o melhor ROI de marketing  —  e, principalmente, entender os porquês disso  —  é crucial para que as empresas evitem desperdício com ações que não geram lucros.

Assim, as empresas nunca vão considerar o marketing como um gasto, mas como o que ele realmente é, um investimento que trará lucros, seja a curto, médio ou longo prazo.

Desenvolver uma cultura digital

Como já bem destacado, a Transformação Digital não está acontecendo só para as agências, mas para todas as empresas e segmentos. Isso quer dizer que os clientes dessas agências também precisam se adaptar à nova realidade agora mesmo.

Quem conseguir desenvolver uma cultura digital vai ganhar enorme vantagem sobre os concorrentes mais lentos em fazer a transição para o uso mais acentuado da tecnologia.

Ao contratar agências especializadas em estratégias digitais e focadas em ajudar os clientes a se tornar verdadeiros nativos digitais (missão que requer paciência) vai ser consideravelmente menor.

Conheça as 5 principais tendências da Transformação Digital nas agências

Observar as principais tendências da Transformação Digital nas agências é essencial para ter uma visão mais precisa a respeito do seu potencial e onde esse segmento deve chegar nos próximos anos.

Nenhum dos pontos listados abaixo é exatamente novo, mas esse é justamente um sinal de que essa transformação já vem acontecendo há algum tempo.

Além disso, com a evolução constante da tecnologia, a cada dia surgem soluções novas e mais eficazes em torno dessas tendências, que são:

1. Papel de consultoria e treinamento avançado

Transformação Digital não tem esse nome à toa: exige muito trabalho implantá-la. Essa mudança tem de ocorrer do topo, começando pelo CEO, e se espalhar por todos os setores.

Isso significa que só o trabalho de uma agência não é suficiente para levar as empresas ao estágio que precisam. Será comum ver a montagem de equipes internas para realizar papéis específicos dessa transformação.

Com isso, o papel das agências passa a ser de prestar consultoria e treinamento avançado, a fim de guiar esses profissionais e colaborar com eles na realização dos objetivos.

Ebook Transformação Digital 360

2. Melhora na experiência do usuário

experiência do usuário não é preocupação nova, mas sua importância só aumenta. À medida que novos canais e ferramentas surgem, é indispensável oferecer uma experiência de qualidade em cada um deles.

Mais difícil ainda é fazer com que a experiência integrada entre diferentes dispositivos e canais seja positiva. Por isso, o investimento na qualificação de profissionais especializados nisso deve aumentar.

Designers e desenvolvedores habilidosos, que saibam produzir interfaces simples e eficazes e que levam em conta vários aspectos da navegação, serão ainda mais valorizados.

3. Marketing baseado em análise de dados

análise de dados foi abordada de modo amplo neste artigo, e com bons motivos: uma das principais tendências é que cada decisão tomada tenha uma justificativa prévia, provada por números.

Isso minimiza os riscos e reduz as margens de erro, conforme o Big Data e outras tecnologias se tornam mais acessíveis e a concorrência mais forte.

4. Desenvolvimento de plataformas

Serviços digitais normalmente funcionam por meio de plataformas, capazes de realizar processamento de dados, guardar informações pessoais e executar tarefas de forma automatizada.

Com a onda de clientes entrando na esfera digital, o número de produtos e serviços virtuais deve seguir aumentando, de forma que mais apps móveis e plataformas online sejam desenvolvidos.

As agências serão uma parte importante ao ajudar os clientes a planejar, desenvolver e até lançar esses serviços, bem como na manutenção das ações de marketing em torno deles.

5. Um novo significado para “mobile first”

O conceito de “mobile first”, no qual as experiências são projetadas tendo em vista primeiro os usuários de dispositivos móveis, já é comum. Porém, como tudo no marketing digital, ele está sendo reinventado.

Além de smartphones e tablets, existe uma infinidade de outros aparelhos, desde relógios até pulseiras que sequer possuem qualquer tipo de interface gráfica.

Desse ponto de vista, o foco vai ser menos voltado para pensar em telas e mais na experiência como um todo.

É importante lembrar que as experiências móveis ainda serão importantes, só não serão o ápice da interação digital.

A Transformação Digital nas agências já dura algum tempo, mas é um completo engano achar que já chegamos no limite das mudanças. As agências que desejam continuar no mercado precisam se reinventar junto com seus clientes, para uma era na qual o digital é mais importante que nunca.

Quer saber mais sobre como a Transformação Digital está mudando o mundo em que vivemos? Leia esse post completo e veja tudo tudo que precisa saber sobre o assunto!