ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

Afinal, o que é transformação digital?

Algumas semanas atrás tive um dia engraçado. Em uma ida a São Paulo, fiz 3 reuniões seguidas com executivos que estão vivendo o desafio de transformar suas empresas no contexto da transformação digital. Em minha mente de profissional de SEO/marketing de conteúdo, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: Precisamos rankear para esta keyword! Mas depois parei para pensar e notei que os executivos frequentemente utilizam o termo, mas será que eles realmente sabem o que isso significa? Por isso resolvi escrever este artigo.

Estamos vivenciando um momento em que as empresas sofrem pressões todos os dias para se transformarem digitalmente. E essa pressão vem de todos os lados. Dos conselhos das empresas, do CEO, do cliente que já é digital first.

Essa transformação não é um plano para o futuro, e sim uma necessidade atual, urgente, que precisa da atenção das empresas manter sua competitividade.

De acordo com a pesquisa “Be the New Digital Enterprise” da Accenture, as empresas que entendem a necessidade da Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não entendem. Ou seja, a transformação digital é um driver importantíssimo para o crescimento dos lucros das grandes empresas.

digital transformation

E não se trata apenas das empresas fazerem marketing no mundo digital, trata-se de algo muito maior, trata-se se se inserir completamente em um mundo digital.

A lacuna das habilidades digitais e o abismo cada vez maior entre as necessidades dos funcionários, as expectativas dos clientes, o número de tecnologias disponíveis e a estrutura da empresa são apenas algumas das coisas que estão dando dor de cabeça para os profissionais de marketing.

Uma empresa digital é dinâmica e flexível o suficiente para abraçar mudanças contínuas. E para isso, ela utiliza plataformas conectadas, análise de dados e modelos operacionais para aumentar sua produtividade, velocidade e capacidade de resposta ao colocar os clientes em primeiro lugar.

O conceito de transformação digital

A transformação digital é um processo em que as empresas utilizam da tecnologia como um meio de dar velocidade à resposta, fornecer um atendimento personalizado, melhorar o desempenho e aumentar o alcance da sua marca, priorizando seus clientes e funcionários.

Além disso, no mundo digital se tem um volume tão grandioso de dados, que o mundo digital passa a servir como fonte de informações sobre as preferências dos clientes e potenciais clientes, permitindo melhorar a experiência destes com a sua empresa.

Ela não é somente uma transformação em uma área da sua empresa, ela é uma mudança estrutural no papel da tecnologia nas organizações.

O perfil dos consumidores mudou e continua mudando, mas a era digital acelerou ainda mais essa mudança. Portanto, cada vez mais, as empresas precisam ser rápidas para conseguirem se adaptar e se digitalizar.

A transformação digital envolve toda a empresa

Os projetos de transformação digital envolvem toda a empresa e é extremamente importante que você tenha uma visão de para onde você está indo.

No caso de uma marca que existe há mais tempo, essa mudança pode ser desafiadora. Você vai precisar que todos se envolvam com a ideia, caso contrário, não haverá mudança no seu negócio.

O relatório “Effective leadership in the digital age” da Econsultancy mostrou que a responsabilidade pelos projetos digitais precisam ser dos executivos chave da empresa. A pesquisa se baseou em 15 entrevistas de profundidade com uma série de profissionais em uma variedade de organizações e setores.

Cerca de três quartos dos entrevistados concordaram que as prioridades estratégicas e a direção das empresas é responsabilidade dos líderes administrativos. A maioria dos entrevistados dessa pesquisa (70%) também concordaram que a definição de orçamentos das metas digitais são de responsabilidade destes líderes.

Já uma pesquisa da agência Organic revelou que 62% da equipe tem a falta de liderança como a maior barreira para a transformação digital. Essa mudança vem de um conceito complexo, que precisa partir do topo para se espalhar pelas decisões estratégicas e processos do seu negócio.

Como um dos líderes da Rock Content, eu invisto muito no aprendizado e ensinamento de toda a empresa, para nos mantermos relevantes no contexto da transformação digital.

A mudança na cultura da empresa é indispensável

A transformação digital é sobre a adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as novas tecnologias.

A abordagem centrada nas pessoas é a melhor opção para os projetos de transformação digital, porque são elas que vão colocar este projeto em prática.

O código de cultura da Rock Content mostra quem somos e quem queremos ser e a transformação digital faz parte do nosso cotidiano de forma fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa. Se quiser mergulhar neste assunto, conto um pouco mais sobre ele neste post.

Como CMO da Rock Content, uma empresa que já nasceu digital, sempre me abordam perguntando como fazer a transição. Particularmente, eu acredito que tudo começa por dois pilares:

  • Criar uma cultura forte de aprendizado/adaptação na equipe da empresa;
  • Entender ativamente o consumidor digital e as mudanças que a tecnologia trouxe para seu dia a dia;

Mesmo que a empresa tenha nascido no ecossistema digital, ainda assim as coisas mudam rápido e precisamos nos adaptar.

Por isso, hoje fazemos pesquisas constantes e nosso time de inteligência se tornou peça essencial no entendimento e nas respostas rápidas as demandas do consumidor moderno.

Além de investir em pesquisas, também focamos em criar uma comunidade ampla para interagir com as pessoas em diversos canais como as nossas redes sociais, nosso portal de vagas, na Universidade Rock Content e nos blogs Marketing de Conteúdo, Saia do Lugar e Comunidade.

Outro aspecto importante é comunicar com autenticidade e dar trazer conhecimento ao colaborador. Na Rock, apostamos muito em transparência e nosso time escreve com frequência no Hackers. Além disso investimos no treinamento dos nossos funcionários e queremos que eles estejam sempre capacitados nas últimas tecnologias e tendências.

São muitas pequenas ações coesas que nos ajudam a nos manter na fronteira do mundo digital. Afinal, se queremos levar a transformação digital para o mundo do marketing através do Marketing de Conteúdo, precisamos ser um player de destaque neste contexto.

Não se esqueça das necessidades dos clientes para a transformação digital

O cliente é a peça fundamental do seu projeto. A transformação digital precisa ser feita pensando na experiência dele.

A tecnologia muda simultaneamente com o comportamento do cliente. Portanto, é importante sempre verificar se aquele projeto de transformação atende a necessidade dele. Se a resposta for não, o seu projeto não irá causar impacto.

Um bom investimento é o User Experience e design de serviços para saber a percepção dos usuários ao utilizar os seus serviços, pois proporcionar para cada usuário a sensação de que aquele produto foi feito para ele e personalizado de acordo com o seu gosto faz com que ele se sinta mais perto da sua marca.

Portanto, a dica é oferecer para os seus clientes uma experiência personalizada e sempre analisar e documentar os dados do comportamento dos usuários.

Os novos sites e plataformas são excelentes, mas o conteúdo é o que vai fazer a diferença.

O Marketing de Conteúdo, por exemplo, de acordo com a pesquisa Content Trends 2017 é utilizado por 71% das empresas brasileiras e é uma ótima forma de investir na aproximação dos seus clientes com a sua marca.

adoção de marketing de conteúdo

Habilidades internas VERSUS especialistas externos

Agora que você já entendeu o que é a transformação digital e sua importância, é hora de pensar o que mais vale a pena para o seu negócio: treinar os seus funcionários ou contratar especialistas externos para te ajudar?

Como eu disse, todo o time precisa estar envolvido com o processo, portanto não adianta contratar pessoas novas que possuem uma experiência e não se preocupar com a evolução do seu time junto a empresa.

Você precisa ter uma equipe de especialistas para ajudar a fazer as escolhas corretas, mas também é preciso trabalhar com empresas que proporcionam idéias criativas e dão suporte estratégico no Marketing Digital. É necessário ter um equilíbrio e não desqualificar a sua equipe.

Aqui na Rock, valorizamos muito o ato de treinar nosso time para capacitá-lo. Para aumentar o conhecimento e capacitar nossos colaboradores, temos esforços constantes de treinamento como os Rock Hacks, com vídeos dos funcionários dando dicas nas nossas redes sociais sobre o que eles aprenderam no dia a dia, a Escola da Rock, com palestras sobre coisas novas que descobrimos, o nosso processo de onboarding para treinar funcionários novos e a nossa política de livros infinitos para os colaboradores.

O desafio das habilidades digitais na transformação digital

As habilidades necessárias para a transformação digital estão em constante mudança. Todos os dias uma nova tecnologia é lançada.

Uma pesquisa do Arrows Groups mostrou uma demanda de aumento de 15% nos últimos 18 meses para plataformas de desenvolvimento como Ruby on Rails, Hybris e Go em uma variedade de empresas de tecnologia de rápido crescimento. As habilidades de front-end são um bom exemplo da demanda das empresas atuais quando o assunto é transformação digital.

Além disso, há um trabalho a ser feito com a fronteiras criadas entre os funcionários e o acesso à tecnologia dentro das empresas.

A campanha 'Digital Dexterity: Denied' da Ricoh UK destaca a necessidade das empresas de mudarem sua cultura quando se trata de tecnologia. De acordo com a pesquisa feita na campanha, muitas empresas ainda proíbem o contato dos funcionários com as redes sociais e não acreditam que o networking melhora o ambiente de trabalho.

Se você não permite este contato, as pessoas não serão tão produtivas ou motivadas no processo de transformação digital.

As empresas precisam permitir que os funcionários se envolvam com a transformação digital de uma maneira que os auxiliem a avançar e compartilhar o que realmente está acontecendo no momento.

Ricoh Infographic

Lembre-se, um funcionário pode muito bem ter algo extremamente útil para acrescentar neste processo, pois estamos cercados em uma era digital!

A transformação digital é uma jornada contínua

O comportamento do cliente muda frequentemente, portanto a transformação digital é uma jornada contínua. É um projeto que nunca vai parar.

Se você chegar na conclusão que o seu negócio ficou muito mais eficiente depois do seu projeto terminado, saiba que há sempre mais para fazer!

Eu procuro me atualizar todos os dias e para isso leio inúmeros feeds sobre novidades no mundo do Marketing Digital. E não satisfeito em guardar esses conhecimentos para mim, procuro sempre compartilhá-los com o meu time.

Penso adiante, olho as tendências tecnológicas globais e sei que investir na tecnologia está sendo o maior benefício para os meus clientes agora e será futuramente.

Se você quer saber mais sobre o que estou descobrindo e praticando, leia este post e saiba o que um CMO está fazendo na Era do Marketing Moderno.