Treinamento em equipe

Treinamento de Equipe: Como desenvolver seu time e alcançar sucesso no Marketing Digital

Um grande problema enfrentado pelos times de Marketing atualmente são os profissionais que não são qualificados para lidar com os requisitos para se ter sucesso em Marketing Digital.

Nesta era digital é notável como as novidades tecnológicas nos cercam cada vez mais.

Para isso é importante estar antenado nos novos acontecimentos para se tornar um profissional atualizado e de sucesso.

Com isso notamos o quanto é mais importante buscar um profissional que tenha sede de aprender e atitude nas suas ações do que aquele que tenha um bom currículo, mas não é adaptável às novas tecnologias e novas formas de trabalhar com Marketing.

Neste post você vai descobrir porque treinar seus funcionários é tão importante e como você pode fazer isso. Vem comigo!

A importância do treinamento dos funcionários

Na pesquisa Content Trends 2017, descobrimos que 51,9% das empresas não exigem treinamentos nem certificações de seus funcionários da equipe de marketing.

Este fato não é uma realidade somente da equipe de Marketing, mas das empresas no Brasil como um todo.

De acordo com a pesquisa “O panorama do treinamento no Brasil” da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), os funcionários das empresas brasileiras recebem apenas 16h de treinamento por ano, contra 31h de treinamento que é dado nos Estados Unidos.

Se você acompanha as vagas de analista de marketing digital hoje, vai ver inúmeros requisitos com os quais muitos candidatos não estão familiarizados.

Isso, muitas vezes, pode acontecer pelo fato das Universidades não abordarem os conceitos tão a fundo. Além da velocidade da evolução das tecnologias ser muito rápida, em relação à atualização dos conteúdos ensinados em sala de aula.

O problema é que muitas empresas já perceberam a necessidade do investimento em Marketing Digital, mas não sabem como capacitar o time e preferem procurar por algum especialista que de uma forma milagrosa irá resolver todos os problemas. Para nós essa não foi a solução.

Aqui na Rock Content, valorizamos muito mais o ato de treinar nosso time para capacitá-lo e desenvolvê-lo, do que contratar funcionários novos para assumir cargos mais altos, por exemplo. Esta prática deixa o nosso time mais alinhado e interligado nos processos que ocorrem não só no Marketing, mas na empresa como um todo.

Para isso possuímos uma cultura de ensinar e aprender todos os dias, com treinamentos com os próprios gerentes, aulas semanais sobre temas da atualidade ou funcionalidades que podemos sempre aprender com o outro, palestras internas e externas que promovemos para os funcionários e treinamentos online com a Universidade Rock Content.

Motivos para investir em treinamento online

O treinamento online facilita todo esse processo, já que estamos vivenciando a democratização do acesso à internet e do ensino. Confira os motivos para você investir no treinamento online:

1 - Com ele você dissemina e atualiza o seu conteúdo facilmente de uma forma mais rápida para todos. Assim as empresas poderão colocar o conhecimento em prática sem precisar locomover os funcionários ou contratar alguém para ir ao escritório.

2 - O conteúdo online encaixa na agenda de cada um, sem precisar fazer com que todos os funcionários cancelem os seus compromissos para comparecer ao treinamento.

3 - Um treinamento online, se bem feito, pode ser mais divertido e motivador que um treinamento convencional. Com ele você pode flexibilizar o aprendizado por meio de ferramentas interativas e deixar com que o aluno estude no ritmo dele.

4 - Com um conteúdo online você diminuirá gastos já que, em geral, é muito mais barato uma pessoa aprender por meio de treinamento online do que por meio de um instrutor.

Descobertas do panorama de treinamento do time de marketing

Várias empresas participam das nossas pesquisas e, na maioria das edições, perguntamos como é a relação da empresa com o treinamento e a exigência de certificação dos funcionários. Confira alguns dos dados que descobrimos:

Social Media Trends 2017

A exigência de certificados ainda é algo bem raro dentre as empresas respondentes da pesquisa Social Media Trends 2017, sendo destacada por apenas 4,9%. Os treinamentos já apresentam uma maior adesão, alcançando a taxa de 15,9%.

Porém, o que mais se destaca no gráfico é a alta porcentagem de negócios que não exigem certificados ou treinamentos de seus funcionários (70,7%).

Exigência de certificado ou treinamento em redes sociais

Oferecer cursos é o principal investimento pelo qual as empresas optam para qualificar os seus profissionais. Os treinamentos e palestras também apresentam uma alta taxa de adesão, com 63% e 60%, respectivamente. Já os certificados ficaram em segundo plano alcançando cerca de 22,1%.

tipo de investimento em qualificação

Panorama das Agências Digitais 2017

Na pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017, 32,1% dos respondentes de agências tradicionais (offline) responderam que o maior desafio para começar a oferecer serviços digitais está na capacitação da equipe.

Outros 25,5% dos entrevistados apontaram como desafio o entendimento das frentes de Marketing Digital, ficando em segundo lugar no ranking.

principais desafios para começar a prestar serviços de marketing digital

SEO Trends 2017

Para desenvolver o conhecimento de SEO, os respondentes da pesquisa SEO Trends 2017 afirmaram, em grande parte, que aprenderam sozinhos como autodidatas (39,6%) ou por meio de cursos online (38,2%).

fonte de aprendizado de SEO

Content Trends 2017

Na pesquisa Content Trends 2017, perguntamos sobre a exigência de certificações e treinamentos em Marketing de Conteúdo para os funcionários da empresa.

Novamente, a maioria não faz tal exigência (51,9%). Porém, quando comparamos a taxa das empresas que exigem treinamentos e/ou certificações com a edição passada da Content Trends, nos deparamos com um aumento: de 42,9% chegamos, neste ano, a 48,1%.

exigência de treinamento ou certificações em marketing de conteúdo

Cursos para você investir

Agora que você já sabe os motivos para investir na educação dos seus funcionários e o que as empresas brasileiras estão fazendo, é hora de colocar o treinamento em prática.

Para facilitar a sua busca vamos te indicar os melhores cursos de capacitação online para a sua equipe de marketing digital.

Universidade Rock Content

A Universidade Rock Content é um curso de Marketing Digital completo para você se tornar especialista em Marketing Digital. Ele conta com duas certificações gratuitas: Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web.

Além disso, nele você encontra mais 6 cursos para aprimorar o seu conhecimento:

Em breve teremos mais três novos cursos: Web Analytics, Otimização de Conversões e Customer Success.

Escola RD

A Resultados Digitais é uma empresa que possui um software completo e integrado para gestão de Marketing Digital. A Escola RD conta com 5 cursos voltados para o Inbound Marketing. O investimento nos cursos é a partir de R$ 49, e todos emitem certificados. Confira quais são eles:

Hubspot Academy

Apesar de não ser o foco de seu negócio, a gigante HubSpot, uma das maiores ferramentas de automação de marketing no mundo e uma das empresas de marketing que mais admiramos, também oferece por meio da Hubspot Academy alguns cursos na área de marketing e vendas, com certificações gratuitas. Conheça quais:

Conclusão

Investir em treinamento para os seus funcionários é essencial para o sucesso da sua empresa. Lembre-se: as tecnologias evoluem muito rápido e para você se destacar é preciso se atualizar.

A forma mais fácil de investir em treinamento é através das certificações online, para isso existe inúmeros cursos pagos e gratuitos para você. Além disso, você pode fazer o próprio projeto da sua empresa e facilitar o aprendizado dos seus funcionários.

Saiba porque e como o Diego Gomes, CMO da Rock Content, investe no time de marketing da Rock Content e aproveite para conhecer os cursos da Universidade Rock Content.

 

universidade rock content