Opinião

Inteligência: como crescemos 850% na meta de visitas e 133 mil sessões em um ano

1 ano do inteligência

Somos a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina e eu tive a confirmação disso quando comecei a cuidar de um blog do zero usando a estratégia que vendemos.

Se você já leu os conceitos de marketing de conteúdo, sabe muito bem que alcançar bons resultados orgânicos demora um tempo.

De acordo com os nossos estágios de maturidade, o blog inteligência já passou o estágio 4, ou seja, ele já gerou clientes, e agora se encontra na escala de multicanais.

Portanto, para chegar nesse estágio, passamos por todos esses processos e estamos na fase de melhorar nossos canais de aquisição e otimizar funções que já fazemos.

estágios de maturidade

Hoje, o blog inteligência faz 1 ano e é incrível ter acompanhado toda a evolução das estratégias aplicadas.

Neste post, eu vou compartilhar os ensinamentos e alguns resultados que tivemos ao longo dessa jornada com vocês.

O início de tudo

O Inteligência nasceu no dia 17 de abril de 2017 e foi uma iniciativa do Diego Gomes, founder da Rock Content, junto com a Juliana Ribas, supervisora de inteligência.

A ideia é que ele fosse uma central de dados para que os profissionais de marketing pudessem recorrer ao blog quando precisassem dessas informações.

Com isso, o conceito inicial do Inteligência era ser: um portal focado exclusivamente na divulgação de pesquisas e dados. Mas não era só isso que queríamos, queríamos um site com conteúdos avançados e muito relevantes que atingisse mercados enterprise.

“Não queria um nome que limitasse o site apenas à divulgação de pesquisas. E esse é um ponto muito importante: queria que fôssemos sim uma fonte de dados, estatísticas e lançamentos de pesquisas, mas também um site que divulgasse novidades de mercado, tendências em marketing digital, inovação e benchmarks de boas práticas — com entrevistas e cases de sucesso. Por isso a escolha do nome e por isso a decisão de torná-lo um blog. E assim surgiu o Inteligência Rock Content!” – Juliana Ribas, Supervisora de Inteligência

Portanto, quando entrei para o time de marketing da Rock Content com o intuito de assumir esse blog, percebi o tamanho do potencial que ele tinha e encarei a missão de fazer com que ele crescesse cada vez mais.

Sempre se desafiando

Aqui na Rock Content, o time de aquisição —  que tem a responsabilidade em relação aos nossos blogs — verifica diariamente o Google Analytics e compartilha suas metas semanalmente. Temos pelo menos 4 reuniões semanais para acompanhar esses números.

Por conta disso, desenvolvemos uma cultura de sempre nos desafiar. A dimensão do crescimento foi tão grande que, ao longo dos 5 últimos trimestres, a meta de visitas do Inteligência cresceu 850% em um ano e fizemos 133 mil sessões.

No segundo quarter de 2017, fizemos mais de 10.000 visitas. Já no segundo quarter desse ano, a meta é de ter 85.000.

gráfico de sessões

Portanto, a cada quarter temos um grande novo desafio, mas o blog nunca deixou de superar suas metas.

Se mantendo atualizado

Como o Inteligência é um portal que se preocupa com as tendências do mercado, estou sempre em busca de assuntos atuais e relevantes para a nossa persona.

Para isso, ao longo desses meses nos inspiramos e buscamos referências em grandes blogs, como o Think With Google e eMarketer, sem perder nossa originalidade e essência.

Afinal, como a transformação digital na sociedade já está fazendo parte do cotidiano, as empresas precisam de um lugar para ser fonte de conhecimento sobre as novas tecnologias a partir de uma análise mercadológica.

Nesse contexto, o Inteligência identificou a demanda e iniciou um estudo sobre essa nova realidade de cobrança de inovação que muitos se encontram.

Por isso, desde o começo de 2018, nós da Rock Content — com a participação de vários especialistas de times variados — começamos a produzir uma série de blog posts sobre tendências de mercado e empresas referência em inovação, como a Coca-Cola, Netflix, Red Bull e Carrefour.

No caso do artigo sobre o Carrefour, eu e a equipe de vendas analisamos a estratégia recente do maior supermercado do Brasil sobre seu projeto de inovação para 2020.

Esse tipo de conteúdo é muito importante para atingir os nossos prospects, já que ele serve de inspiração para as empresas identificarem como também podem iniciar essa transformação em seus negócios.

carrefour

Criando conteúdos irresistíveis

Desde a criação do Inteligência, nossa intenção foi criar conteúdos aprofundados, com opinião de especialistas, análise de estratégias e a atuação do marketing digital no mercado.

Portanto, criar conteúdos irresistíveis é uma das coisas que mais gostamos de fazer.

É incrível poder escrever textos que trazem relevância e são úteis para as estratégias dos nossos leitores.

Por isso, publico 3 posts por semana para justamente me dedicar bastante nas pesquisas e escolha do tema e, consequentemente, fazer somente textos extremamente qualificados.

comentários post de seo

Mas não se engane, textos relevantes não são apenas artigos enormes de mais de 4000 palavras. Um pequeno texto de eventos de marketing para ir em 2018 já faz toda a diferença para a nossa persona.

Esse artigo, por exemplo, rankeia em primeiro lugar no Google e trouxe várias oportunidades e resultados para os nossos parceiros também. Com isso, podemos ver como um blog post pode impactar várias pessoas, não é mesmo?

O Rodrigo Nascimento, CEO da Buscar ID, por exemplo, me procurou espontaneamente para dar um depoimento e informar que várias pessoas conheceram o evento ID360 pelo nosso post:

“Ter o ID360 em um post de principais eventos de marketing do Brasil no Inteligência Rock Content nos trouxe uma visibilidade maior para a edição de 2018. Antes mesmo de abrirmos a pré-venda, o número de pessoas buscando saber sobre o evento havia aumentado. Quando identificamos a fonte vimos que o post do Inteligência Rock estava nos ajudando a impulsionar a visibilidade dele.”

Isso é um grande exemplo de conteúdos que fazem a diferença!

Já o artigo sobre assistentes de voz —  que começou com uma diversão minha em testar o Google Assistente — acabou se tornando um conteúdo extremamente rico que ia de percepções pessoais até dados do seu uso pela sociedade.

Portanto, apesar de tentarmos sempre explorar temas que são evergreen, fazemos artigos que falam sobre assuntos atuais de grande impacto para o mercado.

Preocupando com pontos de conversão

Uma outra questão que sempre nos preocupou foram os pontos de conversão do portal.

Com a ajuda do nosso UX designer, Werik Gonçalves, estamos procurando melhorar cada dia mais a experiência do nosso visitante no portal.

Esses fatores acabam fazendo a diferença quando falamos de subscribers e leads que assinam nossas newsletter e acompanham o nosso funil.

Quando colocamos uma janela popup no portal em outubro de 2017, por exemplo, o nosso número de contatos aumentou exponencialmente.

popup

subscribers

Além disso, colocamos vários pontos de conversão no template do blog, como o acesso aos relatórios e questionários das nossas pesquisas, pushcrew e CTAs no fim dos artigos.

Entendendo onde estamos e aonde queremos chegar

O Inteligência está passando por uma transformação. Antes ele estava com um foco de conteúdos avançados sobre marketing digital, especificamente.

Agora, esses conteúdos são feitos pelo blog Marketing de Conteúdo e a abordagem do Inteligência passou a ser mais sobre o posicionamento do mercado, conteúdos aprofundados, inovação e tendências que estão por vir.

Como somos um portal que se originou a partir dos dados e pesquisas que fazemos, essa nova fase se encaixou muito bem com a proposta e direcionamento que queríamos para o blog.

Hoje, já mais maduros, conseguimos entender melhor o nosso público e nos comunicar com eles.

Por isso, criamos as nossas novas páginas nas redes sociais para interagir com os nossos leitores. Você agora pode nos encontrar também no Facebook e LinkedIn.

redes sociais

Publicações relacionadas
Opinião

Reascensão da criatividade

Opinião

Edmar Ferreira sobre Gestão de Alta Performance: “Um líder precisa, antes de tudo, saber se comunicar”

Opinião

Na pressa de ser o primeiro, se perdeu

Escolhas do EditorOpinião

Dados são a base para experiências valiosas — Carta ao leitor da 4ª edição da Rock Content Magazine