ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

design na transformação digital

A importância do UX Design na Transformação Digital

A experiência do usuário é uma das preocupações das grandes empresas que trabalham de alguma maneira com recursos digitais, tornando-se assim um dos focos do processo de inovação. Ao recorrerem a um design diferenciado, elas criam valor para a sua marca e reforçam, ainda, sua capacidade de inovar no Marketing Digital.

Como conceito, a experiência do usuário (UX) diz respeito a todas as práticas destinadas a tornar qualquer tipo de ferramenta digital — sites, softwares, aplicativos — mais acessível e adequada para a sua finalidade. Além disso, recursos estéticos e lúdicos também estão associados a essa atividade, promovendo design a um instrumento de engajamento.

Em meio à Transformação Digital que vivemos nos dias atuais, o design se torna decisivo para o sucesso de uma marca. O exemplo mais conhecido dessa característica é o da Apple.

Veja por que estamos falando isso!

Apple x Microsoft

Steve Jobs, o grande visionário da usabilidade, era um defensor da importância da experiência de consumidores com o produto, provando que a combinação de simplicidade, prazer e estética fazem a diferença.

Mesmo disputando um mercado com a consagrada Microsoft, a Apple conseguiu criar um público e transformar seu negócio numa potência, com consumidores fiéis que a acompanham a cada nova invenção.

Dentre muitas falas importantes, vamos destacar uma em que ele aborda a sua visão sobre o design da Microsoft e o valor que ele atribuía à originalidade.

“O único problema com a Microsoft é que eles simplesmente não têm gosto. Eles não têm absolutamente nenhum gosto. E eu não quero dizer de uma maneira pequena, quero dizer de forma geral, no sentido de que eles não pensam em ideias originais, e eles não trazem muita cultura em seus produtos.”

Essa pode ser uma lição para qualquer negócio, pois aponta para a necessidade de extrair sempre a melhor versão possível para algum produto ou serviço, mostrando que a eficiência pode sim conquistar consumidores, mas a inovação pode ir além da conquista, criando-os.

Para fechar o raciocínio sobre a importância do design para a Apple, outra fala emblemática:

"Os botões do Mac OS são tão perfeitos que você vai querer lambê-los."

Bom, no sentido literal, não temos provas de que alguém já os lambeu, mas as filas gigantescas por cada novo lançamento da Apple são a prova de que ele tinha mesmo razão.

Mais sobre o design centrado no usuário

Diante do retorno que ela oferece, a abordagem centrada no usuário se tornou mesmo um modelo seguido por muitos negócios. Criar produtos que satisfazem necessidades reais e, de quebra, ainda promovem um encantamento, é um desafio constante.

Com isso, profissionais da área associam diferentes técnicas a fim de trazer experiências únicas para seus consumidores. Dentre as técnicas que estão em alta e trazem efeitos positivos, podemos destacar a gamificação.

Gamificação

A gamificação no design pode tornar qualquer tipo de experiência mais divertida e, por isso, vem sendo utilizada em contextos variados. A ideia central é utilizar a dinâmica do jogo em contextos não-jogo.

Por exemplo, uma empresa pode influenciar determinados comportamentos com a inserção de desafios para os seus usuários, associando recompensas e prevendo uma trajetória que trará sucesso para o seu produto ou serviço.

Esses são alguns dos elementos de jogo que podem ser utilizados na gamificação:

  • Personificação
  • Regras
  • Objetivos
  • Recompensas
  • Pontos

A técnica traz engajamento ao público e pode ser aplicada até mesmo em contextos educacionais, já sendo utilizada atualmente por escolas e em treinamentos corporativos.

AR e VR

Realidade aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) são outras duas técnicas que vêm sendo utilizadas no campo da usabilidade.

AR consiste em exibir campos e cenários virtuais no próprio espaço do usuário, com ajuda de ferramentas como a câmera de um smartphone. O Google Tango é um exemplo desse tipo de tecnologia, o qual utiliza sensores e câmeras para medir um ambiente com precisão.

VR é uma percepção virtual em tamanho natural que oferece ao usuário uma experiência que imita a realidade, dando a sensação de estar em locais ou ver determinados eventos. Óculos de realidade virtual são utilizados para que as pessoas tenham acesso a outras realidades sem precisar estarem de fato presente.

A Transformação Digital tem rompido barreiras que elevam a experiência virtual a patamares antes desconhecidos, associando práticas divertidas ao mundo de negócios, atividades engajadoras ao campo da educação, além de inúmeras experiências únicas na área de entretenimento.

Nesse sentido, o design se torna um dos principais focos de inovação tecnológica, mexendo com os sentidos das pessoas e desafiando tanto os profissionais de marketing quanto de usabilidade.

Este texto foi produzido pelo autor convidado Tiago Magnus, fundador do transformacaodigital.com.

transformação digital