ArtigosEscolhas do Editor

Qual o valor do Marketing de Conteúdo em tempos incertos? Respondemos essa pergunta com dados reais da Rock Content

Valor do marketing de conteúdo em tempos incertos

Estamos vivendo um momento de prioridades em todas as esferas da nossa vida. Se você trabalha com estratégias de marketing, provavelmente passou as últimas semanas decidindo quais delas valem a pena nesse momento e quais não.

Afinal, muita coisa está mudando. O comportamento do seu consumidor, o cenário econômico, o ambiente digital em que estamos vivendo. Dentro disso, como gerar resultados de marketing com um orçamento que pode até estar diminuindo?

Ando pensando muito sobre isso (afinal, é o meu trabalho como Gerente de Marketing). No dia 16/03 a Rock Content inteira entrou de home office, a minha ficha caiu de que estávamos vivendo uma mudança real de cenário, e a primeira coisa que pensei foi o que será da nossa estratégia de marketing?

Dentro de um cenário tão sério, conseguiremos nos manter relevantes?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por sorte, vivo em uma bolha. Trabalho em uma empresa que valoriza o Marketing de Conteúdo acima de qualquer outra estratégia de Marketing. Mas entendo que isso não acontece em toda companhia.

Se você está tentando defender seu orçamento de conteúdo com unhas e dentes, este post é para você. Se apostou suas fichas em eventos presenciais, anúncios e outras mídias que não estão mais dando resultados, esse post é para você. Se é curioso e quer saber como o comportamento da audiência da Rock mudou por causa da Covid-19, pode seguir a leitura também.

O objetivo desse artigo é trazer dados reais dos blogs da Rock que mostram os resultados obtidos por uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem feita, mesmo em tempos de crise.

A certeza de estar no mesmo lugar que seu público

No dia 26/03 o NY Times reportou que o tráfego na Internet está crescendo tanto que empresas como Netflix e YouTube se comprometeram a reduzir a qualidade do streaming para evitar quedas no serviço das operadoras.

Quem já trabalhava com uma estratégia de marketing digital antes da pandemia se via competindo a atenção do seu público com os momentos offline. Agora que está todo mundo mais online que nunca, muitas empresas já começam a se posicionar exatamente onde os consumidores estão.

Seguindo o aumento de tráfego geral na Internet, na última quinzena de Março todos os blogs da Rock cresceram. Nosso blog em Espanhol cresceu 37% se comparado com a primeira quinzena de Março, ganhando 239.000 sessões. O mesmo aconteceu com o rockcontent.com/blog (+6%), o blog da Comunidade Rock Content (+5%) e o Inteligência Rock Content (+19%).

Crescimento do blog da Rock Content em Espanhol
Este print do Google Analytics mostra o crescimento do blog da Rock em Espanhol ao longo do mês de Março

Você também pode ouvir este conteúdo. Dê o play:

No dia 30/03 o Blog da Rock, que já completou 7 anos de existência, alcançou o recorde de maior tráfego diário. Recebemos 101.000 sessões nesse dia, o que se manteve no dia seguinte e está se mantendo até o momento desta publicação. O mesmo aconteceu com o blog da Comunidade e com o Inteligência Corporativa Rock Content, que também viram recordes diários de sessões.

Marco histórico de sessões no Blog da Rock Content
No dia 30/03 o Blog da Rock (em Português) atingiu um marco histórico de sessões diárias

Se você já ocupa uma presença digital, nossa experiência nos diz da importância de manter o cuidado com seus sites e blogs. Até porque as empresas que não estavam tão presente no online se viram de repente obrigadas a fazer essa transformação às pressas — e agora existe ainda mais concorrência.

O momento do conteúdo informativo

Uma das grandes premissas do Marketing de Conteúdo é produzir conteúdos que informam além daqueles de vendas que já são de praxe em qualquer estratégia de Marketing. Muitas empresas não entendem como esse conteúdo de topo de funil, que pode parecer um pouco distante do que sua empresa vende, vai gerar resultados de receita no fim do dia.

Se você consumiu qualquer conteúdo sobre marketing nas duas últimas semanas, já sabe o que todo especialista está recomendando: esse não é o momento de vender. É o momento de criar relacionamentos e dar mais força à sua marca.

E o conteúdo informativo faz exatamente isso, posicionando sua marca quando sua audiência está buscando por informações.

Na última quinzena de Março, nosso post sobre Tik Tok teve um salto de 430% de tráfego vindo de buscas do Google.

Tráfego orgânico do post blog sobre Tik Tok no Blog da Rock Content
O gráfico mostra a evolução no tráfego orgânico do post sobre Tik Tok ao longo do mês de Março

O artigo “Tamanho de imagens para o Instagram” subiu para o posto de mais acessado, seguido de “Fontes para Instagram” e o Guia Completo dos tamanhos de imagens para Redes Sociais em 2020 — todos conteúdos que visam trazer informações úteis para o nosso público.

No blog em Espanhol, o conteúdo sobre hashtags subiu da posição 76 dos mais acessado para o 10º lugar. Isso tudo por causa de um aumento nas buscas orgânicas.

Mas nem apenas de dúvidas sobre redes sociais vive a audiência corporativa da Rock.

Ainda no blog em Espanhol, o conteúdo sobre responsabilidade social empresarial teve um aumento de 117% em sessões de busca orgânica. Seguindo o mesmo tema, o artigo que aborda valores de uma empresa viu um aumento de 98% em tráfego orgânico.

Estar posicionado com o conteúdo certo, no momento certo é a resposta para crescer uma marca por meio do Marketing de Conteúdo. Quando um trabalho consistente é feito, você está fazendo a fundação para estar presente no momento que seu público precisar.

Ensinar também pode ser um objetivo de negócio

Ao longo dos anos a Rock Content se preocupou não apenas em produzir conteúdos que informam, mas também que educam.

Hoje estamos colhendo os frutos desse esforço ao ver nosso conteúdos utilizados como material de apoio por diversas instituições de ensino.

Na última quinzena de Março o Referral (tráfego que vem de referência de outros sites) foi o canal de aquisição de tráfego que mais cresceu em todos os blogs, muito devido ao uso dos nossos conteúdos em plataformas de ensino online.

O artigo sobre ROI do Marketing de Conteúdo, por exemplo, que é utilizado no curso de Marketing Digital da USP (disponibilizado através do Coursera), recebeu um salto de acessos nas últimas duas semanas. Para se ter uma ideia, em Janeiro e Fevereiro (juntos) recebemos 1.800 sessões vindas de referral desse curso. Apenas na segunda quinzena de Março foram 4.000.

Visualizações no artigo sobre o ROI do Marketing de Conteúdo
O gráfico mostra o número a evolução, dia a dia, das visualizações no artigo sobre ROI do Marketing de Conteúdo, que vieram a partir do curso de Marketing Digital da USP

Todos os blogs cresceram graças a materiais usados por professores que estão lecionando à distância. Vimos um aumento grande de sessões vindas de plataformas como Google Classroom, Edmodo e Geekie One. Ensinar é um dos grandes valores para a Rock e ficamos felizes em ver que podemos contribuir durante esse momento.

Até nos finais de semana estamos percebendo um aumento de acessos nos blogs. Antes da quarentena, o tráfego caía em média 39% entre sexta e sábado. Agora vemos uma queda de apenas 24%, sinal de que tem mais gente querendo aprender sobre marketing na Internet.

Os conteúdos educativos da Rock sempre trouxeram resultados constantes e foram responsáveis pelo crescimento da nossa autoridade no mercado. Se o momento não é de vendas, invista em construir sua marca

Plantar agora para colher depois. Mas também para colher agora

“Plantar agora para colher depois” é uma grande máxima do Marketing de Conteúdo que não deixou de ser verdade. Diferente de outras estratégias digitais, como anúncios, em que você investe hoje para ver um retorno em curto prazo, um ativo de Marketing de Conteúdo (como um blog post) trará resultados por muito tempo.

O Tom Tunguz, Venture Capitalist da Redpoint, explica muito bem sobre os efeitos compostos do Marketing de Conteúdo neste artigo.

Analisando os dados de tráfego dos blogs da Rock em Março me deparei com dois exemplos incríveis, ambos do Inteligência Corporativa Rock Content. O Inteligência é o blog onde menos investimos em SEO porque publicamos ora conteúdos que não visam palavras-chave muito concorridas, ora conteúdos noticiosos (vou falar sobre esses mais abaixo) cujo foco não é ser encontrados por buscas orgânicas.

Ainda assim, nas duas últimas semanas nosso post sobre a história da Zoom, que foi publicado em Março de 2019, teve 3x mais sessões vindas de buscas orgânicas. Mais do que isso: em Março de 2020 ele atingiu o ápice de visualizações mensais.

Visualizações no artigo sobre a história do Zoom
O gráfico mostra a evolução mensal de visualizações do artigo sobre a história da Zoom. Publicado em Março/2019, ele chegou a seu recorde de visualizações em Março/2020 devido à procura crescente sobre a Zoom

Além dele, o artigo que fizemos em 2018 sobre desafios da indústria automobilística (que agora tem ainda mais desafios do que tinha quando essa análise foi feita) também recebeu mais acessos. Enquanto na primeira quinzena de Março ele teve apenas 16 sessões, na segunda quinzena recebeu 179 acessos somente de tráfego orgânico.

Esses dois são exemplos de investimentos que fizemos há mais de 1 ano e que estamos colhendo frutos até hoje.

Mas nem todo mundo pode ser dar ao luxo de começar agora para gerar resultados só depois. Eu entendo. Às vezes os resultados precisam ser gerados rapidamente.

Por isso mostro novamente o exemplo do Inteligência Corporativa Rock Content. Enquanto os outros blogs da Rock são muito voltados para o tráfego que vem de buscas orgânicas, o Inteligência precisa gerar resultados em outros canais, como redes sociais, e resultados rápidos, já que muitas vezes trata de assuntos que têm “prazo de validade” (como notícias).

Não é uma coincidência que ele foi o único blog que cresceu com redes sociais nas últimas duas semanas. Em semanais normais, o Inteligência costuma receber 685 sessões vindas de redes sociais (principalmente LinkedIn). Nas duas últimas semanas de Março vimos esse número aumentar para 1.000 sessões por semana.

Isso graças a dois conteúdos que foram extremamente relevantes para nosso público, divulgados no momento certo. Foram  eles: “Preocupações, desafios e soluções: 7 líderes de marketing falam sobre o futuro pós-coronavírus” e “Como adaptar seu marketing de maneira ágil em meio ao coronavírus (e superar a crise)”.

Esses dois conteúdos foram os mais acessados do Inteligência nas últimas semanas de Março, provando que com uma boa estratégia de divulgação podemos também plantar agora para colher agora.

Se você viu sua estratégia de marketing virar de ponta-cabeça nas últimas semanas, se não sabe o que fazer para atrair clientes ou pelo menos não perder a autoridade da sua marca, considere esse momento para focar na sua estratégia de conteúdo. Tenho certeza que vai trazer resultados.

Se tiver dúvidas nesse momento, conte com a Rock Content e pode contar comigo também.

Publicações relacionadas
Artigos

Anúncios online durante a pandemia

Artigos

Preparado para inovar seu modelo de negócios? É agora ou nunca

Artigos

A repaginação do mundo globalizado

Artigos

É tarde para pensar sobre gestão de risco?