Pesquisas

Fazer pesquisas te fará vender mais

pesquisas

Com tantas empresas competindo por clientes como conseguir ter um diferencial e sair na frente?

Poder contar com uma equipe de colaboradores experientes e especialistas em suas áreas, investir em novas tecnologias e estar atento às novidades do mercado já se tornaram requisitos para qualquer negócio que queira sobreviver nos dias de hoje.

Porém, para se destacar é preciso fazer ainda mais!

Os gestores têm um grande desafio: fazer com que cada investimento bem planejado traga de fato os resultados necessários.

Para isso, uma estratégia que envolva pesquisa pode ser muito útil. Afinal, com ela é possível ter em mãos dados importantes tanto sobre os clientes quanto em relação ao mercado e assim, otimizar outras ações que já estavam em andamento e mesmo ter insights sobre quais podem ser os próximos passos para sua empresa.

Esses são apenas alguns dos benefícios que esse tipo de estudo pode proporcionar para a sua empresa. Quer descobrir outros? Confira o post até o final!

Em que consiste uma pesquisa?

Existem diversos tipos de pesquisa, mas independente do estilo escolhido todas apresentam características comuns, como:

Objetivo

O primeiro passo é saber qual a motivação para realizar a pesquisa. Sem isso, será muito difícil passar para as próximas etapas e mesmo avaliar os resultados finais.

Hipóteses

Com o objetivo definido é bem provável que você já tenha algumas impressões de possíveis resultados que vão ajudar na hora da análise e até mesmo na definição de quais perguntas fazer.

População X Amostra

Sabendo o que deseja ser estudado com a pesquisa, é preciso definir para quem ela será direcionada. Calcular a amostra faz com que ela seja representativa em relação à população.

Para ajudar nessa conta, você pode utilizar esta ferramenta gratuita.

Questionário

Elaborar as perguntas, definir quais serão os tipos, escolher ferramentas, caso o questionário seja feito online, é fundamental para o resultado do estudo.

Análise de dados

Uma das  etapas mais fundamentais da pesquisa é a parte de transformar os dados em informações. É preciso ter conhecimento e saber tratar os resultados conquistados para que não haja parcialidade.

Apresentação

Como apresentar os resultados da pesquisa, sejam eles para conhecimento interno ou mesmo divulgação geral, fazem toda a diferença.

É seguindo essas etapas que o estudo em questão vai poder fornecer insights valiosos!

Por que fazer uma pesquisa?

Você acabou de descobrir quais são as principais etapas de uma pesquisa, seja qual o seu tipo. Agora, queremos deixar claro os motivos pelos quais você deve investir nessa estratégia.

Os benefícios de um estudo como esse são inúmeros e as informações obtidas podem até mesmo definir o sucesso ou fracasso do negócio.

Que tal convencer a sua equipe em colocar em prática o primeiro estudo da sua empresa?

Não sabe por onde começar?

FIque tranquilo que vamos te ajudar!

Primeiro, vamos começar explicando as principais vantagens que essa estratégia pode proporcionar. Vamos lá!

Para conhecer os seus clientes

É possível direcionar a sua pesquisa para saber mais detalhes sobre a sua persona.

Com isso é possível descobrir como ele chegou até a sua empresa, quais canais online e offline ele mais usa, o que faz nas horas vagas, qual a sua profissão, nível de escolaridade, desafios no trabalho, ambições e muitos outros dados que vão fazer a diferença na hora de convencer que você possui a solução para os problemas apresentados..

Além de ajudar nessa etapa de convencimento, você também consegue por meio dessas informações avaliar outras estratégias da sua empresa, como Marketing e Vendas, em relação ao alinhamento com essa persona.

Encontrar novas oportunidades e pontos de melhoria

O que você descobrir com a pesquisa pode ser usado como informação interna para dar vantagem competitiva ao seu negócio.

Os profissionais de sua empresa terão dados nos quais podem se basear e você terá em suas mãos resultados das estratégias colocadas em prática para descobrir se os investimentos feitos valeram a pena.

Além disso, é possível encontrar oportunidades que podem ser aproveitadas e até mesmo algumas melhorias para o seu negócio.

Isso sem contar com a análise competitiva que você pode fazer para monitorar a sua concorrência, descobrindo assim, pontos fortes e fracos seus e dos concorrentes.

Tomar decisões estratégicas

Que tal deixar o “achismo” de lado e começar a tomar decisões com mais segurança?

Uma pesquisa que ajuda a conhecer seus clientes, encontrar novas oportunidades e pontos de melhorias fornece dados para impulsionar o seu negócio.

Com ela é possível identificar tendências, aproveitá-las antes de seus concorrentes e realizar melhorias que podem alterar de forma significativa os resultados da sua empresa.

Medir a satisfação e conhecer a avaliação dos clientes

Uma outra vantagem é conhecer a opinião de seus clientes sobre os serviços que você oferece. Isso pode ser feito por meio de um E-NPS ou mesmo com perguntas de respostas abertas para dar liberdade ao respondente.

Assim, você pode descobrir o nível de satisfação, realizar um estudo sobre precificação para mensurar os preços dos serviços, conhecer pontos fortes e de melhoria para os produtos e muito mais.

Case: Content Trends 2018

Você conhece a maior pesquisa brasileira sobre Marketing de Conteúdo?

Em 2018, esse estudo chegou a sua 4ª edição e algumas de suas principais descobertas foram:

  • a prática da estratégia de Marketing de Conteúdo está crescendo a cada ano e alcançou o seu ápice nesta edição, com 73% das empresas;
  • Para 27% das empresas que não adotam Marketing de Conteúdo, os principais obstáculos apontados foram: a falta de equipe disponível (38,9%), desconhecimento da estratégia (23,7%) e falta de budget (23,4%);
  • 61,8% das empresas que não adotam o Marketing de Conteúdo têm pretensão de passar a utilizar essa estratégia;
  • 58,8% das empresas que adotam a estratégia de Conteúdo sabem quantos visitantes mensais elas recebem. Enquanto, apenas 34,6% dos negócios que não adotam, desconhecem o número de visitas. Isso também se repete no que diz respeito ao número de leads: 43,0% contra 19,9%;
  • a geração de visitas é 2,6 vezes mais e a de leads 3,7 vezes mais entre as empresas que adotam Marketing de Conteúdo;
  • as publicações em blogs também apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes;
  • o número de conteúdos publicados também influenciam no número de visitantes. Para quem publica mais de 13 conteúdos por mês, a conquista é de até 1,8 vezes mais visitas;
  • 98,9% dos respondentes consomem conteúdo de forma online, sendo 89,5% desses via smartphone.
  • a busca orgânica do Google foi o canal mais apontado (86,7%) pelos consumidores de conteúdo online para encontrar informações;
  • o formato de posts nas redes sociais (74,6%) é o preferido pelos respondentes para consumir conteúdo.

Além de revelar as informações citadas acima ela também é responsável por:

  • gerar 14,992 leads (e contando!);
  • aumentar os nossos leads em 25% nos meses de lançamento;
  • continuar sendo responsável por 5% da nossa geração recorrente de leads;
  • ser o nosso principal material para a atração de clientes enterprise.

Quer conhecer mais sobre os bastidores dessa pesquisa, clique aqui.

Agora você já sabe o que uma pesquisa pode proporcionar para a sua empresa e ter a  certeza que ela impactará diretamente nas vendas do seu negócio. Então, se você quer vender mais, uma das estratégias que você precisa passar a investir é na produção desse tipo de estudo.

Se quiser terceirizar essa estratégia, o time de pesquisa da Rock Content pode te ajudar. Quer saber mais sobre esse serviço? Fale com a gente!

Publicações relacionadas
Pesquisas

Content Trends 2019: participe da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do país

Pesquisas

Social Media Trends 2019: panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais

Pesquisas

Como preparar a sua agência para o próximo ano por meio de dados?

Pesquisas

E-commerce Trends 2018: dados estratégicos para lojas virtuais